Mas o ar-condicionado frio consegue fazer aquecimento?

Pode parecer meio bobo, mas muita gente esbarra com dúvidas bem básicas sobre ar-condicionado todos os dias. E como ninguém é obrigado a saber como funciona um aparelho de climatização, hoje vamos explicar se o condicionador de ar frio também consegue esquentar.

Para quem não sabe, existe o ar-condicionado frio e o quente/frio. O ar-condicionado frio é aquele que só possui a função de refrigerar o ambiente. Ele não possui a função aquecimento, ao contrário dos equipamentos com ciclo quente/frio – também chamado de ciclo reverso. 

 

Mas o ar-condicionado frio consegue fazer aquecimento?

Então a resposta é não, o ar-condicionado frio não executa nenhuma função de aquecimento. Seu sistema não é preparado para jogar ar-quente para dentro do ambiente, só para fora do mesmo.

E não, não tem como reverter isso porque a estrutura do equipamento não deixa. A parte que dispersa calor está localizada na condensadora (unidade externa), enquanto a parte que resfria, está na evaporadora (unidade interna).

Nos aparelhos de ciclo reverso, a estrutura é bem mais complexa por dentro para permitir que a unidade interna trabalhe tanto com o frio quanto com o calor.

Qual a solução para o frio?

Para quem procura soluções de aquecimento no inverno, a mais indicada é um modelo de Split ou janela quente/frio, um ar-condicionado portátil, um aquecedor ou, quem sabe, uma lareira!

Aumentar a temperatura para esquentar funciona?

As pessoas também costumam pensar que, se você configurar a temperatura do ar-condicionado frio em um valor acima da temperatura ambiente, ele vai fazer o aquecimento mesmo assim. Por exemplo, está fazendo 17ºC no cômodo, daí a pessoa vai lá e liga o ar-condicionado no 23ºC.

Pois saiba que isso não funciona. Como trata-se de um ar-condicionado frio, o sensor de temperatura não vai entender que “preciso aquecer esse ambiente até chegar em 23ºC”, ele vai entender que “o cômodo já está bem mais refrigerado do que me pediram”. Simples assim. E uma vez que ele processar essa informação, o ar-condicionado simplesmente não vai fazer nada, a não ser, talvez, ventilar um pouco o ambiente.

 

 

Fonte: https://www.webarcondicionado.com.br/