Seja o Manifold Digital ou o Analógico, o equipamento é essencial para todo técnico de refrigeração. A ferramenta tem a finalidade de medir a pressão dos fluidos refrigerantes em sistemas de refrigeração.

Simultaneamente com a Bomba de Vácuo e o Vacuômetro, o Manifold cumpre papel essencial na verificação das informações que garantirão uma melhor e mais duradoura performance do ar condicionado, geladeira e demais aparelhos de refrigeração.

 

Manifold Analógico

Os modelos de manifold analógico são mais populares, tanto pelo seu tempo no mercado, quanto pela sua variedade de recursos e preços.

A maioria dos modelos disponíveis no mercado são capazes de realizar a medição dos principais fluidos, como R22, R507A, R404A e R410A. A medição ocorre na escala BAR e PSI. Além disso, alguns modelos mais completos podem medir também a temperatura de diferentes gases refrigerantes.

Normalmente os manifolds analógicos necessitam da ajuda de componentes externos para que alcancem o mesmo nível de performance de equipamentos digitais, sendo o Vacuômetro o mais necessário.

A função dessa ferramenta é apurar se a pressão em um sistema atingiu o vácuo, um recurso essencial na carga ou troca de fluidos refrigerantes.

 

 

 

Este é o Manifold Analógico 57261 2 vias da Mastercool.

 

 

Em manifolds analógicos que não possuem a escala de temperatura, o cálculo do superaquecimento deve ser feito por meio de um termômetro externo. No entanto, existem também recursos como Chemours PT Calc. Esse é um aplicativo gratuito para celular que permite fazer a conversão entre pressão e temperatura de forma bem rápida.

Dentre as opções de manifolds analógicos existem algumas que trabalham com glicerina nos medidores. Seu diferencial é a estabilidade dos ponteiros de medição, que não trepidam mesmo em contato com sistemas instáveis. A princípio, o item é usado em medições em sistemas de refrigeração automotivos, onde a oscilação do motor pode prejudicar a leitura dos dados.

 

Manifold Digital

O manifold digital surgiu no mercado como uma alternativa mais completa e moderna que o tradicional analógico. O aparelho reúne diversas funções, o que torna a leitura dos resultados mais intuitiva, rápida e precisa.

Quando comparados aos modelos tradicionais, os manifolds digitais disponíveis no mercado realizam a leitura de uma gama maior de gases refrigerantes. Aliás, esse grande repertório é customizável. Cada técnico pode adicionar ou retirar tipos de gases para leitura.

Os modelos digitais oferecem uma precisão maior na leitura dos resultados, já que o visor indica números exatos e de forma clara. Além disso, a precisão também é garantida porque manifolds digitais usam uma escala decimal.

 

Este é o Manifold Digital 3 Vias Sman360 da Fieldpiece.

 

Portanto, o processo de acompanhamento das aferições da pressão no sistema e aferição de carga dos gases é mais mais objetivo. Falando nisso, manifolds digitais possuem vacuômetro e termômetros integrados de fábrica.

Os valores referentes à pressão de vácuo e temperatura, tanto o superaquecimento quanto o subresfriamento, são exibidos de forma instantânea no visor, que em geral são amplos e têm iluminação própria. O recurso é útil principalmente em ambientes mal iluminados.

Alguns modelos disponíveis no mercado possibilitam o gerenciamento das medições mesmo à distância, através da tecnologia Bluetooth. Essa função é particularmente útil durante instalações em sistemas de difícil acesso. Dessa maneira, o técnico não precisa estar ao lado do aparelho para ler as medições.

Este é o Manifold Digital Para Refrigeração Com 2 Sondas Testo 550-2.

 

O recurso de gerenciamento remoto também permite que os resultados das medições sejam armazenados em plataformas online, como aplicativos para celulares, e podem até ser enviados por e-mail. O que garante ao técnico a possibilidade de facilmente checar todas suas leituras.

Manifold Digital ou Analógico?

Durante a instalação de sistemas de refrigeração, a precisão ainda é o fator mais importante a ser observado. É por isso que um sistema bem regulado funciona melhor e por mais tempo. Além de evitar desperdícios e garantir que a vida útil dos aparelhos seja prolongada.

Aqueles que trabalham com refrigeração sabem que esse é um ramo em constante mutação. Portanto, o profissional disposto a se atualizar, se destaca no mercado.

Nesse sentido, o investimento em ferramentas de alta tecnologia garante não só que seu trabalho seja ágil, mas também eficiente. Isso aumenta a satisfação do cliente final e, consequentemente, facilita seu retorno.

 

A JetFrio  sabe que o fator custo-benefício é o que mais pesa na decisão do refrigerista na compra de equipamentos. Ainda assim, todo esforço é válido no sentido da profissionalização e eficiência do serviço.

Um manifold digital, apesar de mais caro, reúne funções de diversos utensílios. Certamente a ferramenta agregará valor ao trabalho e servirá como uma alavanca para novos e bons negócios.

Seja digital ou analógico, a Jetfrio tem o manifold que você procura para proporcionar a agilidade e segurança necessárias.

 

 

 

Fonte: https://blog.eletrofrigor.com.br/