A redução progressiva do uso de substâncias nocivas ao meio ambiente tem levado o mercado de climatização e refrigeração a acelerar a adoção de fluidos refrigerantes inofensivos à camada de ozônio e de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês), como hidrocarbonetos (HCs) e hidrofluorolefinas (HFOs).

Afinal de contas, os sistemas de refrigeração são responsáveis, atualmente, por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE).

Essa é uma das razões pelas quais soluções sustentáveis estão no foco de interesse de indústrias como a Danfoss, que apresentará equipamentos homologados para fluidos alternativos ao hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 e ao hidrofluorcarbono (HFC) R-404A na 21ª Febrava, entre 10 e 13 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Um dos produtos em destaque no estande da companhia dinamarquesa será o compressor scroll de velocidade variável VLZ. Disponível em três modelos com range de capacidade de 3 hp a 7,5 hp e motor de 220 V e 380 V, o equipamento é aprovado para os fluidos refrigerantes R-404A, R-448A e R-449A.

“Os modelos da linha VLZ vêm equipados com conversor de frequência VLT de 7,5 kW, ou seja, apenas um device para três tipos de compressor”, informa a indústria, lembrando que o produto “tem motor de ímã permanente, que permite variar a velocidade de 30-100 rps, e é de fácil integração à linha de controladores MCX”.

A consagrada unidade condensadora com microcanal Optyma também passa a ser qualificada para os fluidos refrigerantes à base de HFOs R-448A, R-449A, R-452A e R-513A.

Indicada para baixa e média temperaturas, a Optyma pode ser aplicada em câmaras frigoríficas, resfriadores de leite, máquinas de sorvete, balcões refrigerados, condicionadores de ar, adegas e outras instalações.

Segundo a Danfoss, o microcanal do equipamento é construído todo em alumínio, o que diminui a corrosão galvânica e torna a unidade condensadora até 15 quilos mais leve do que as convencionais.

Outro produto qualificado para as HFOs R-448A, R-449A, R-452A e R-513A é a condensadora Optyma Slim Pack, equipamento com baixo nível de ruído (até 55dB a 3 metros) indicado para aplicação externa em sistemas de refrigeração comercial.

A linha tem modelos tanto para temperaturas baixas quanto para as médias e pode ser aplicada em minimercados, supermercados, restaurantes, adegas, peixarias, açougues, padarias, laboratórios, floriculturas, postos de gasolina, processo industrial, resfriamento do leite, leiteria e armazenamento de alimentos em geral, câmaras frias e freezers.

Mais uma tecnologia agora compatível com os fluidos refrigerantes R-448A, R-449A e R-452A são as válvulas TE2, “reconhecidas no mercado como as melhores em termos de qualidade e performance”, conforme destaca a empresa.