Danfoss Turbocor TG490 vence premiação concedida pela organização da AHR Expo, principal mostra global da indústria de refrigeração e ar condicionado.

 

 

O compressor centrífugo Danfoss Turbocor TG490, primeiro equipamento de velocidade variável com mancal magnético e sem óleo do mundo compatível com as hidrofluorolefinas (HFOs) R-1234ze e R-515B, foi uma das 10 inovações tecnológicas vencedoras do AHR Expo Innovation Awards 2020, prêmio concedido pela organização da principal mostra global da indústria de refrigeração e ar condicionado.

Classificado como atóxico e não inflamável (A1) pela Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae, na sigla em inglês), o R-515B possui um potencial de aquecimento global (GWP) de apenas 299, segundo o Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

“Sua não inflamabilidade, combinada com seu baixo impacto climático, tornou essa solução uma escolha natural para os compressores da série Turbocor TG”, disse Frank Ford, diretor de produtos da multinacional dinamarquesa.

O R-515B é uma mistura azeotrópica de R-1234ze (91,1%) e R-227ea (8,9%) desenvolvida pela Honeywell para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-134a em novos sistemas de refrigeração comercial de média temperatura, chillers e bombas de calor.

A substância, que será comercializada sob a marca Solstice N15, também venceu o AHR Expo Innovation Awards 2020. Segundo o fabricante, o novo fluido frigorífico possui glide zero e baixas temperaturas de descarga com uma eficiência similar à do R-134a.

“Ao inovar e colocar o Solstice N15 no mercado junto a fornecedores de componentes como a Danfoss, estamos fornecendo aos fabricantes de equipamentos uma solução tecnológica de longo prazo para seus negócios”, ressaltou Chris LaPietra, vice-presidente e gerente geral da área de fluidos refrigerantes estacionários da Honeywell.

Já o R-1234ze é uma HFO pura classificada como levemente inflamável (A2L) pela Ashrae e comercializada como Solstice ze. Entretanto, o R-1234ze é inflamável apenas acima de 30 °C, conforme destaca a Honeywell, indústria química norte-americana cujos produtos são distribuídos no Brasil exclusivamente pela Frigelar.

Com um GWP inferior a 1, o Solstice ze foi desenvolvido para chillers de média pressão projetados para aplicações em grandes edifícios, projetos de infraestrutura, processos industriais, refrigeração distrital, ciclo Rankine, bombas de calor de alta temperatura e sistemas de refrigeração comercial independentes (self-contained) de média temperatura.

O R-1234ze deve “ajudar a indústria a reduzir emissões nocivas [ao clima do planeta], o que pode minimizar o impacto ambiental decorrente do uso de equipamentos de climatização”, declarou Eddie Rodriguez, gerente de marketing estratégico da Danfoss Turbocor.

Com capacidade nominal de 125 toneladas de refrigeração (TR), o Turbocor TG490 pode ser usado em chillers resfriados a ar ou a água para fornecer água gelada para processos industriais ou aplicações de conforto térmico.

Estamos entusiasmados por termos sido reconhecidos mais uma vez pela Ashrae e pela AHR Expo por nosso compromisso de desenvolver novas tecnologias para ajudar a desacelerar e, finalmente, reverter o processo de aquecimento global [de origem antropogênica]”, observou Jose Alvares, vice-presidente de vendas e marketing da Danfoss Turbocor.