Mistura à base de HFO desenvolvida pela Chemours será comercializada como Puron Advance pela Carrier a partir de 2023

 

A Carrier decidiu adotar o fluido refrigerante Opteon XL41 (R-454B) como principal substituto de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) para o hidrofluorcarbono (HFC) R-410A em ares-condicionados residenciais e comerciais leves vendidos na América do Norte.

A mistura à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida pela Chemours será renomeada comercialmente pelo fabricante de ar-condicionado e vendida como Puron Advance em seus produtos a partir de 2023.

Classificado pela Ashrae como levemente inflamável (A2L), o R-454B é composto pelo HFC-32 (68,9%) e pela HFO-1234yf (31,1%) e, segundo o Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ele tem um GWP de 466.

Segundo a Chemours, esse novo fluido refrigerante proporciona excelente performance e capacidade de refrigeração quando comparado ao R-410A, além de possuir um GWP 78% menor que o R-410A e 31% menor que o do R-32, cujo uso como substituto do R-410A tende a ficar restrito no médio prazo, em função de seu maior impacto climático.

“O Opteon XL41 foi desenvolvido especificamente para alcançar a máxima redução possível no GWP e atender a requisitos regulatórios de longo prazo”, informa a indústria química norte-americana.

“Estamos entusiasmados por trabalhar em colaboração com a Carrier para trazer mudanças verdadeiramente transformadoras para a indústria de ar condicionado”, salienta Diego Boeri, vice-presidente divisão de produtos fluorados da Chemours.

A Carrier destaca que trabalhou em estreita parceria com reguladores e grupos de pesquisa para desenvolver normas, padrões e regulamentações que ajudarão a garantir o uso seguro do Opteon XL41.

O fabricante de condicionadores de ar também afirma que o R-454B é “a melhor solução [de longo prazo, com base na Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal]para minimizar o impacto ambiental e o consumo de energia” de seus produtos.

“A Carrier está comprometida com o meio ambiente, fornecendo soluções eficientes e responsáveis para seus clientes. A mudança para o refrigerante Puron Advance é o próximo passo lógico na evolução de nossa indústria”, diz Matthew Pine, presidente da área de climatização residencial da Carrier.

“Estudamos cuidadosamente todas as alternativas e escolhemos o refrigerante mais viável com o menor impacto ambiental para essa categoria de produto. Inovação e avanço tecnológico estão em nosso DNA e, por isso, continuaremos a liderar a evolução na área de fluidos refrigerantes no futuro”, garante o executivo.