Sinônimos: 1,2-propanodiol; 1,2-di-hidroxi-propano; monopropileno glicol; metil-glicol
Grupo químico: Poliálcool
Fórmula molecular: C3H8O2
Fórmula química: HOCH2–CHOH–CH3
Peso molecular: 76,09
ONU Nº: Não classificado
CAS: 57-55-6
Aspecto: Líquido viscoso, límpido e incolor; praticamente inodoro; sabor ligeiramente picante. Exposto ao ar úmido, absorve umidade.
Densidade (20 oC): 1,035 a 1,037
Ponto de ebulição a 760 mmHg: 184 a 189 ºC
Solubilidade: Miscível em qualquer proporção com água, com acetona e com álcool; solúvel no éter; dissolve vários óleos essenciais; não miscível com óleos fixos.

Aplicações:
O propilenoglicol é o único entre os glicóis que, devido à sua baixa toxidade, pode ser ingerido. Assim como outros glicóis, o propilenoglicol não tem cor nem cheiro e apresenta uma grande capacidade de solubilização de materiais orgânicos, além de ser completamente solúvel em água.

Fluído de refrigeração:
A indústria de alimentos faz largo uso do propilenoglicol-USP como meio de transferência de calor.
O propilenoglicol pode ser utilizado como fluído secundário de refrigeração para grandes tanques ou câmaras frigoríficas, com baixíssimos riscos de graves contaminações, no caso de eventuais vazamentos.
Além disso, quando inibido contra a corrosão, aumenta a vida útil dos equipamentos e, devido ao seu efeito lubrificante, diminui a energia gasta no bombeamento. O propilenoglicol-USP também é utilizado para a fabricação de gelo e para processos de congelamento por imersão.

Limpeza de equipamentos:
O propilenoglicol é de grande ajuda na prevenção da contaminação pelos equipamentos utilizados no processo. Após períodos de inatividade ou na troca do alimento a ser processado, a passagem de propilenoglicol na linha, tubulação, válvula, etc…, previne uma possível contaminação microbiológica proveniente da proliferação de micro-organismos nos restos de alimentos que permanecem após o processo de limpeza.

Solvente para antioxidantes:
Hidroxianizol (BHA), hidrotolueno butilado (BAT) e galato de propila são antioxidantes de alimentos vendidos em solução de propilenoglicol.

Outras aplicações:
O propilenoglicol também é utilizado como plastificante na fabricação de rolhas, solvente para tintas de escrever, intermediário químico na fabricação de emulsificantes, umectante e agente lubrificante na indústria de rações, bacteriostáticos em formulações de condicionadores de ambiente, na homogeneização de bebidas, na indústria de papel e em adesivos.

Fonte: Quimidrol