O brasil é mundialmente conhecido por ser um país tropical, dono de muitas belezas naturais e de solo fértil, onde praticamente se cresce o que é plantado.  Diante desse cenário, a produção e o consumo de frutas são fatores enraizados na cultura brasileira, especialmente de algumas espécies. Frutos populares, como laranja, banana, maça, morango e mamão –  que compuseram os adereços de Carmem Miranda – formam as cestas de frutas da maioria dos lares nacionais, porém, assim como a famosa cantora, tais frutas que têm a cara do Brasil não são originárias de solo nacional.

A mais popular, por ser barata, fácil de comer e também muito saborosa, a banana, ao contrário do que muitos pensam, não é “made in brazil”, mas sim do sudeste asiático, já a laranja, tão comum nas feiras e estabelecimentos comerciais nos quais é praticamente lei ter no cardápio seu delicioso suco, é originada da China. Para nossa sorte, depois da chegada das frutas importadas, iniciou-se a produção delas por aqui.

E por falar em frutas plantadas no Brasil, mas naturais aqui, entre as centenas de espécies estão, abacaxi, goiaba, maracujá e o famoso cacau, matéria-prima do chocolate.

Fonte: jornal resumo