Fan coil, ar-condicionado industrial, é um equipamento responsável por tomar uma sala inteira só do seu andar refrigerada.

Equipamentos necessários!

1. Fan coil
Possui um rotor que puxa o ar ambiente e lança-o em serpentinas de água a cerca de 5 ºC, que o esfriam. Um duto no topo do prédio abastece o aparelho com ar exterior. Filtros eliminam impurezas após o resfriamento do ar e um ventilador o distribui no andar.

2. Evaporador
Esfria a água que ganhou calor e saiu dos fan coils a 12 ºC. No equipamento, em contato com um gás próprio para refrigeração, a água volta aos 5 ºC e é bombeada ao fan coil de cada andar.

3. Compressor
Um prédio de 10 andares usa cerca de 200 kg desse gás. O compressor faz com que ele circule no sistema, feito para manter a temperatura ambiente em 24 ºC, com variação máxima de 2 ºC.

4. Condensador
O gás de refrigeração vira líquido ao perder temperatura neste equipamento, que, como os fan coils, também usa água para efetuar a troca de calor. Essa água não se mistura com a usada nos fan coils.

5. Torre de resfriamento
Fecha o ciclo ao esfriar a água que saiu do condensador. A climatização prevê ajustes manuais e automáticos de temperatura (usando termostatos em cada andar para manter os 24 ºC). Para esfriar o ar, as máquinas operam com maior velocidade ¿ e vice-versa.

Capacidade
O sistema de ar condicionado é projetado usando fatores como a posição geográfica do edifício, os materiais usados na construção e o número de pessoas por andar. A limpeza é regular e usa até robôs nos dutos.

Fonte: SuperInteressante