Optyma Semi-Hermética é dedicada para aplicação em supermercados grandes centros de distribuição, indústrias alimentícias e demais segmentos que necessitam de alto índice de congelamento | Foto: Divulgação

A Danfoss acaba de apresentar ao mercado sua nova unidade condensadora Optyma Semi-Hermética, dedicada para aplicação em supermercados, grandes centros de distribuição, indústrias alimentícias e demais segmentos que necessitam de alto índice de congelamento.

Dotada de trocador de calor microcanal e equipada com os novos compressores GEA Bock de alta eficiência, a máquina possui duas versões: com gerenciamento e sem gerenciamento do óleo.

Leves e compactas, as unidades são de fácil manuseio e transporte, informa o fabricante, destacando que seu design simples e compacto permite que itens vitais, como o compressor, a caixa elétrica e o trocador de calor, sejam reparados de forma simples e rápida, uma vez que não possuem obstrução física entre os componentes.

As unidades são concebidas de forma padronizada com os seguintes dispositivos: condensador microcanal, tanque de líquido, filtro secador, visor de líquido, caixa elétrica, válvulas de sucção e líquido, pressostato, cartucho na descarga e ajustável na sucção e estrutura de tubulação em cobre com antivibração, evitando que a vibração seja transmitida ao sistema, principalmente ao trocador de calor.

As unidades condensadoras Optyma Semi-Hermética abrangem ampla faixa de aplicações em temperaturas médias e baixas, utilizando os refrigerantes R-404A/R-507 e R-22.

“O espaço de armazenamento e os custos são reduzidos, graças às características de montagem em pilhas e baixa complexidade de códigos de produto, facilitando, assim, uma rápida seleção e alta disponibilidade dos produtos e de peças de reposição”, revela o comunicado distribuído à imprensa.

Segundo a Danfoss, as unidades Optyma Semi-Herméticas foram projetadas para operarem de 5°C a -40°C, proporcionando alta performance em ambientes exigentes. A solução fornece condições estáveis de operação, garantindo sistemas de refrigeração eficientes, o que é fundamental para obter a melhor conservação do alimento.

A novidade da Danfoss pode ser instalada até mesmo a uma distância de até 40 m do evaporador, sem a necessidade de elementos de controle adicionais, devido ao tanque de líquido superdimensionado.